Jesus o verdadeiro Pastor


Texto: Jo. 10:7-16

Introdução: Em todo seu ministério Jesus comprovou o desejo de libertar a pessoa do julgo do pecado, e trazê-lo para um novo modo de vida. Deixou o seu exemplo de humildade, de coragem, de resignação e principalmente de amor.

I – Tópico: O procedimento do Bom Pastor. Possivelmente as duas profissões mais antigas do mundo são: pastor de ovelhas, e dos agricultores. (Gn.4:2) Os registros bíblicos dão conta de que a cultura agro-pastoril aparece como um fator fundamental de grande influência na prática religiosa, tais como: Ritos, símbolos, ensinamentos, linguagem etc...Dentre tantas qualidades do Pastor, pode-se destacar as seguintes:

- Ele mesmo procura as suas ovelhas, buscando-as nos lugares por onde se espalharam.

- Ele as apascenta em bons pastos.

- Ele conduz por lugares seguros.

- Ele conhece as suas ovelhas, e delas é conhecido.

Conta-se a história de um andarilho escocês que trocou de roupa com um Pastor em Jerusalém, e procurou conduzir as ovelhas daquele Pastor. Mas foi em vão, porque as ovelhas são guiadas pela voz do Pastor, e não pelas roupas.

II – Tópico: Contraste entre os que se dizem Pastores e o Bom Pastor. Jesus contrasta a atitude do Bom Pastor com a daquele que são mercenários.

- Maus dirigentes espirituais.

- Só pensam em tirar proveitos.

- Dominam com rigor.

- Dispersão do rebanho.

- São covardes, medrosos, deixam suas ovelhas expostas aos ataques dos inimigos, inclusive dos mercenários.

Existem várias citações no velho testamento, inclusive o Profeta Ezequiel no cap. 34 ele nos dá uma completa exposição sobre o ministério Pastoral.

III – Tópico: A recompensa para os tais. Jesus comprou as suas ovelhas pagou um alto preço, e não permitirá que nenhum mercenário ouse arrebatá-las de suas mãos, de seus cuidados, diz a Palavra em (Ez. 34:10) “Eis que estou contra eles...”

Conclusão: A porta do aprisco é Jesus, tanto para as “ovelhas de perto” quanto para as de “longe”. O porteiro é o Espírito Santo, Ele está na Igreja e guarda as ovelhas do Senhor. As ovelhas são as que entram pela porta da salvação e encontram abrigo para sua vida. Saiba Ele te conhece.

Pr. Jessui Gomes.

Endereço