Edificando a casa na Rocha

IG. EV. NOVA VIDA ADONAI MIN. ITAIPU                                                                                                  Pr. Jessui

2011 – ANO DA FRUTIFICAÇÃO                                                                                                               07/08/2011

Edificando a casa na Rocha


Texto Bíblico: Mt. 7.24 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.”

Intr. A conduta dos filhos depende do que os pais ensinam a eles. Se os pais ensinarem a Palavra de Deus, impuserem limites e amarem os seus filhos, a casa certamente estará sendo edificada na rocha eterna, que é Cristo. Já ministrei no passado com o tema de “bons pais, filhos melhores” onde foi falado que a familia é a célula mater da sociedade, os pais são responsáveis por ela, pois transferem para os filhos toda uma herança biológica, psicológica, cultural e espiritual.

A PALAVRA CASA SIG; Lar, familia, local de habitação, moradia onde se sente seguro e abrigado.

I -TÓPICO: DOIS ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE A FAMILIA:

1.1 - A familia é a primeira agência socializadora. Ela marca toda a história de um indivíduo nas áreas biológico, psicológica, sociológica e espiritual.

1.2  - O pai e a mãe são figuras fundamentais na criação dos filhos. O relacionamento ruim entre os cônjuges gera filhos problemáticos.

II – TÓPICO: ALGUNS TIPOS DE FILHOS GERADOS PELA SOCIEDADE:

2.1 – Filhos rebeldes: Os filhos tornam-se rebeldes proque não tiveram punição nem limites em casa. Absalão foi um tipo de iflho rebelde que se levantou contra a casa de seu pai Davi (II Sm:18.31/32).

2.2 – Sem temor de Deus: Se a Palavra de Deus não for ensinada em casa, os filhos certamente se desviarão dos caminhos do Senhor. Os filhos do sacertdote Eli, Hofini e Finéias, profanavam o templo e despresavam a oferta do Senhor (I Sm.2:17). Tudo porque não foram devidamente ensinados a reverenciar as coisas sagradas.

2.3 – Insensíveis: São os filhos que não recebem o carinho, o amor e a amizade dos pais. Jacó amava mais a seu filho José (Gn.37.3), e isto causou inveja aos irmãos deste, a ponto de venderem-no a uma caravana de mercadores (Gn.37.27/28).

III – TÓPICO: ATITUDES DO CRENTE COM RELAÇÃO À SOCIEDADE E À FAMILIA.

3.1 – Não se contaminar com os manjares. Daniel propôs no seu coração não comer os alimentos servidos na mesa do rei Nabucodonosor, porque eles eram oferecidos aos ídolos (Dn.1.8). O ap. João disse que quem ama o mundo, o amor do Pai não está nele (I Jo.2:15)

3.2 – Obedecer e honrar aos pais. O filho que obedece e honra o pai terá longos anos de vida sobre a terra (Ef.6.1-3).

3.3 - Fazer a diferença na sociedade. O crente deve lutar por seu objetivos, entregando-os sempre nas mãos de Deus (Sl. 115.16), e relacionar-se com as pessoas sem, contudo, compactuar com as atitudes que vão de encontro aos mandamentos da Bíblia Sagrada (Hb.12:14).

IV – TÓPICO: DICAS PARA QUEM DESEJA CONSTRUIR UMA FAMÍLIA BEM ESTRUTURADA.

4.1 – Construir um bom relacionamento em família. 4.2 – Possuir fé contagiante. 4.3 – Impor limites aos filhos. 4.4 – Envolver a familia no estudo da Palavra de Deus.

 

CONCLUSÃO

Construir a família sobre os alicerces da Palavra de Deus é prepará-la para resistir aos ventos da perversão de valores espirituais desta sociedade humanista e secular. Quem ouve a Palavra e a pratica é semelhante ao homem prudente que edificou sua casa na Rocha.

CULTOS NOS LARES

QUEBRA-GELO: o que a palavra “CASA” tem significado p/ você?

ADORAÇÃO: “Familia pode sonhar, mãe seu filho vai voltar, pai...”

EDIFICAÇÃO:

1 – Você acredita que o pai e a mãe são figuras fundamentais na criação dos filhos?

2 – Conhece alguma mãe / pai, que não impõe limites nos filhos?

 

INTERCESSÃO: “Senhor Jesus preciso edificar minha casa sobre a rocha, que és Tu; eu quero Oh Deus que todo relacionamento e pensamento contrário a Sua vontade sobre a familia, venha cair por terra, para que os nossos filhos não venham ser criados cheios de problemas; Espirito Santo, venha nos proteger, para que não nos contaminemos nos manjares deste mundo, que eu venha fazer a diferença nesta sociedade, me ajude, segura na minha mão. Amém.”

Endereço